sexta-feira, 10 de junho de 2011

Graffiti em extinção no elevado

Por Fernando Oliveira

Já há tanto tempo na cidade, o elevado passou por diversas modificações durante os anos. Talvez a que mais despertou a atenção de quem mora e passa pela região foi a onda de grafittis que tomou conta dos muros da obra, no começo de 2006.


Diversos grafiteiros ficaram responsáveis por transformar em arte as colunas de sustentação da via, que, desde a construção, sofriam pichações diariamente, o que acarretava altos custos à Prefeitura da cidade, que tinha de desembolsar parte da verba para cobrir os atos de vandalismo praticados pelos pichadores.

Atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab, implementou novas medidas no que diz respeito à aparência do elevado. Todos os grafittis foram cobertos com nova pintura, esta de tonalidade cinza. Agora, nem pichação, nem grafittis são permitidos.

Morador da região, Daniel Greco tem o grafitti como profissão há 8 anos. "Lembro de quando todas as colunas eram grafitadas, eu tinha o sonho de expôr uma obra minha numa delas", recorda.

Para Daniel, o grafitti funcionava como barreira para os vândalos, além de embelezar a via e atrair turistas. "Eu via muitos 'gringos' por aqui, gente interessada por arte também, mais jovens. Olhar para o elevado era mais agradável. Artistas renomados tinham seus grafittis pintados aqui. Mas hoje é diferente, a política do atual prefeito proibiu isso. Até a tinta utilizada por eles tem um componente especial que evita que novos grafittis sejam pintados. Serve pra proibir a pichação, mas os grafiteiros também pagam o pato", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário