segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minhocão pode ter seus dias contados

Gilberto Kassab propõe a demolição do Elevado Costa e Silva


Por: Felipe Atra


No ano passado o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou que quer o fim do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. O projeto prevê a demolição da grandiosa construção que vai da Lapa até o Brás. A ideia é construir uma via expressa que liga a zona leste a zona oeste. Além, de um projeto intenso de reurbanização.
O projeto ainda não foi votado e continua em análise, mas o mercado acredita, que se a prefeitura conseguir a viabilização do projeto, os 2.146 hectares, cortados por 12 km de avenida, só poderiam ser demolidos em 2026.
As opiniões entre os paulistanos estão divididas. De um lado, a população acredita que uma obra deste porte iria causar mais problemas do que, futuramente, resolvê-los. “Isso aqui é muito grande, até implodir tudo, a cidade pararia, o trânsito já é insuportável, imagina sem o Minhocão” comentou Augusto Ferdinand, 52 anos, morador do bairro Santa Cecília.
Do outro lado do debate, estão aqueles que enxergam a área que o elevado corta, como um lugar degradado, que necessita, urgentemente, de uma política de revitalização. O mesmo Ferdinand, que também é dono de uma oficina na região, se contradiz depois de cinco minutos de conversa e diz que entende os motivos do prefeito, e por isso não está completamente convicto de sua opinião. “Por um lado o prefeito tem razão, isso aqui do jeito que ta não dá mais. Só tem morador de rua, drogado, está tudo pixado e sujo. A gente não se sente seguro e quem passa, nãoconsegue nem ver mais a beleza que era isso aqui”, completou ele.
O Minhocão foi construído, em 1978, pelo prefeito da época, Paulo Maluf. Justamente com o propósito de melhorar o trânsito e ligar dois pontos da cidade. Realmente, melhorou o trânsito, mas trouxe outros problemas como o barulho dos carros, que levou uma desvalorização imobiliária, além da ocupação de desabrigados nas intermediações do elevado.
Esta não é a primeira vez que a ideia passa pela prefeitura de São Paulo. Tanto na gestão de Jose Serra, quanto no mandato de Marta Suplicy, o projeto foi estudado, porém não foi levado adiante.
O especialista, Marco Antônio Ramos de Almeida, superintendente do grupo Viva Centro, em entrevista para o Jornal Estado de São Paulo, afirma que o Minhocão "provocou problemas durante sua construção e provoca até mais problemas depois de pronto." Ele aponta duas soluções . "Uma, em caráter radical, é a demolição. A segunda é uma série de medidas mitigadoras, que não foram pensadas no projeto. Por exemplo, cuidar bem dos baixos do viaduto, com iluminação adequada, policiamento reforçado e calçadas melhores. Isso custaria muito menos."
É um problema antigo, que de tempos em tempos volta a pauta, mas ninguém resolve. O único ponto em comum entre as opiniões, é que precisa de um projeto de melhoria da região, independentemente, de demolir ou não o Elevado Costa e Silva. Não apenas, empurrar os desabrigados de uma região para outra, ou colocar polícia e iluminação em trechos da avenida, e esquecer os becos. Porque ainda existe muita vida no local. E mesmo na escuridão da noite, o agitado Minhocão, ganha ares de tranqüilidade enquanto está fechado, e se torna uma longa pista de passeio a céu aberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário